z 18/04/2024 - Maioria dos profissionais não se sentem maduros para usar a IA no trabalho

Maioria dos profissionais não se sentem maduros para usar a IA no trabalho

Um estudo conduzido pela consultoria Olivia Brasil, abrangendo cerca de 400 profissionais em sete países, revelou que apenas 6% se sentem maduros para utilizar a inteligência artificial (IA) no cotidiano de trabalho. Esse dado sugere um estágio ainda incipiente de domínio da tecnologia tanto a nível individual quanto organizacional. Além disso, a pesquisa destacou que 56% das empresas não empregam a tecnologia para promover a transformação organizacional, ressaltando a importância de integrar a IA de forma sistêmica aos negócios e não a limitar a departamentos específicos.
A análise de Reynaldo Naves, sócio e managing partner da Olivia Brasil, enfatiza a necessidade de aproveitar o potencial da IA para aprimorar processos decisórios e estratégicos. Enquanto 61% dos respondentes expressam interesse em utilizar a IA para compreender o comportamento futuro das pessoas diante das mudanças, Naves destaca que ainda há uma lacuna na adoção de estratégias de gerenciamento de dados, com apenas 19% das empresas realizando essa integração de forma abrangente. Ele ressalta que, antes da ampla adoção da IA, é essencial estabelecer uma estratégia eficaz para utilizar os dados existentes, enfatizando a importância de formular boas perguntas para obter resultados significativos.

Assinantes do Valor Econômico podem conferir a notícia completa em: